Fisioterapia
Em 1813, Perl Henrik Ling fundou o Instituto Central de Ginástica para massagem, manipulação e exercícios. Em 1887, foram concedidos os primeiros registros oficiais de fisioterapeuta pela National Board of Health and Welfare. Mas o termo “Fisioterapia” só foi empregado pela primeira vez em 1905, ano em que também foi realizado o primeiro congresso do segmento.
Hoje a modalidade exerce funções importantes na prevenção, tratamento e reintegração do indivíduo à sociedade, reestabelecendo suas atividades diárias, laborativas e desportivas.
Método
De acordo com as dores agudas ou dores crônicas (que podem ser associadas a patologias, lesões, disfunções, desequilíbrios neuromusculares, entre outros), são propostos protocolos fisioterapêuticos, que podem envolver exercícios associados ao uso da eletroterapia (TENS, FES, ultrassom, laser), mobilizações (onde o terapeuta, utilizará de protocolos para recuperar os movimentos funcionais do paciente) e auriculoterapia (consiste na estimulação de pontos específicos na orelha para aliviar dores e tratar problemas físicos e psíquicos).
Indicações
As indicações estão diretamente relacionadas à reabilitação e ao tratamento de pacientes, como:
-
Tendinites e tendinoses;
-
Artrites, artroses;
-
Lombalgias;
-
Discopatias;
-
pós-operatórios ortopédicos (ligamentar, articular, fraturas, próteses, entre outros);
-
Entorses;
-
Fascite plantar (conhecida popularmente como esporão);
-
Desvios posturais (escoliose, hipercifose, hiperlordose).
Cuidados pré-tratamento
Nossa equipe está atenta a situações de alerta antes da realização dos procedimentos que fazem parte do universo da Fisioterapia. Neste sentido algumas práticas não devem ser realizadas em casos como:
- Pacientes com neoplasias, tratamento de ultrassom e laserterapia;
- Em pacientes com marcapasso, não é recomendado que se utilize ultrassom em nenhum segmento do corpo;
- A utilização do laser em processos bacterianos pode aumentar o quadro referido;
- Pessoas com problemas vasculares requerem uma avaliação mais criteriosa para aplicação de alguns aparelhos de eletroterapia;
- Para aplicação de eletroterapia em gestantes, é necessária uma avaliação mais criteriosa.
Reforçamos que nossos profissionais têm o compromisso de analisar, criteriosamente, o perfil de cada paciente, antes de qualquer atendimento.
Período indicado
Varia de acordo com o tipo de disfunção de cada paciente e o ritmo de evolução do mesmo.