Pilates

20190128_141237[1].jpg

 

 

 

O método Pilates foi idealizado, durante a Primeira Guerra Mundial, pelo alemão Joseph Hubertus Pilates (1880-1967), que apresentava grande fraqueza muscular por causa de diversas enfermidades e passou a estudar e a buscar força muscular em exercícios diferentes dos conhecidos em sua época.  Mas foi apenas após sua morte que notas sobre as técnicas foram publicadas e somente nos anos 90 ganhou popularidade.

 

Método

Os exercícios que compõem o Pilates envolvem contrações isotônicas (concêntricas e excêntricas) e, principalmente, isométricas, com ênfase no que Joseph denominou power house (ou centro de força) - composto pelos músculos abdominais, glúteos e paravertebrais lombares, que são responsáveis pela estabilização estática e dinâmica do corpo.

 

Durante os exercícios, a expiração é associada à contração do diafragma, do transverso abdominal, do multífido e dos músculos do assoalho pélvico.

 

Indicações

O método é recomendado para ganho de flexibilidade, de definição corporal e para aumento da saúde. Tem sido muito utilizado para tratamento de atletas de elite na reabilitação e também empregado no tratamento de desordens neurológicas, ganho de massa óssea, força e massa muscular no período pré e pós-operatório, dor crônica, problemas ortopédicos, correções posturais e principalmente lombalgia.

Pode ser praticado por crianças até idosos, incluindo gestantes.

 

Cuidados pré-atividade

 

Antes do início deste tipo de modalidade, são avaliadas algumas condições do aluno que impedem este tipo de prática como:

- No caso de gestantes durante o segundo ou terceiro trimestre gestacional, os exercícios na posição de barriga para baixo não são realizados;

- Para idosos, os exercícios devem ser precedidos por uma densitometria óssea e, no caso de osteoporose, os movimentos que incluem flexão da coluna são contraindicados;

- Já em pacientes que foram submetidos à artroplastia total do quadril, a flexão de quadril deve ser limitada a 90º; a adução não deve ultrapassar a linha mediana e a rotação interna deve ser mínima.

 

Reforçamos que nossos profissionais têm o compromisso de analisar, criteriosamente, o perfil de cada paciente, antes de qualquer atendimento.

Período indicado

 

São recomendadas no mínimo 2 sessões por semana, periodicidade que pode variar de acordo com cada quadro clínico. Por exemplo, em idosos para ganhos de composição óssea, é preciso um período de pelo menos um ano, em sessões de, pelo menos, 3 vezes por semana.

WhatsApp-Clique-Aqui-300x251.png

horários

Segunda a Quinta-feira

7:00 às 20:00

Sexta-feira  

8:00 às 18:00

Sábados 8:00 às 13:00

endereço

Calçada Aldebarã, 23 - Centro de Apoio 2
Santana de Parnaíba, São Paulo
biotipoalpha@gmail.com

Tel: (11) 4153-8596

Whatsapp: (11) 96197-4152
 

localização